top of page

Breve conversa sobre o Grupo de Pesquisa GEPECC

  • Foto do escritor: Alessandra dos Santos
    Alessandra dos Santos
  • 27 de ago. de 2025
  • 1 min de leitura

Hoje começa a série de encontros Complexidade e Saberes em Diálogo. Irei conversar com os professores Márcia de Oliveira Menezes e Renato Figueiredo da Universidade do Sudoeste da Bahia. Eles são membros do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Conhecimento Científico (GEPECC). Falaremos sobre a origem do grupo, seus participantes e os estudos e pesquisa que desenvolvem.


O Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino e Conhecimento Científico, é ligado ao Departamento de Ciências Naturais e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB, campus de Vitória da Conquista. Coordenado pelo Prof. Dr. Renato Pereira de Figueiredo, mantém intercâmbio com o Grupo de Estudos da Complexidade-GRECOM, da UFRN, e desenvolve estudos e pesquisas voltados para a Formação de Professores da Educação Básica, notadamente a relação desses professores com a construção do conhecimento científico. Seu foco principal é o professor licenciado da Educação Básica, bem como os alunos dos cursos de licenciatura. Atualmente, o grupo se reúne semanalmente às segundas-feiras, das 14h às 18h, no Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Biologia.


O objetivo da linha de pesquisa do grupo é atuar na interface entre ciência, ensino e artes; Problematizar o conhecimento científico predominantemente ancorado nos princípios da neutralidade e das evidências experimentais; Propor tanto o uso de linguagens diversificadas (literatura, cinema, histórias em quadrinhos, metáforas, etc) quanto o de estratégias diversificadas de pesquisa, visando favorecer o autoconhecimento e a articulação dos conteúdos curriculares ligados ao ensino da ciência, em uma perspectiva histórico construtivista.



 
 
 

Comentários


bottom of page