Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista (BA)
- Alessandra dos Santos

- 23 de set. de 2025
- 2 min de leitura

Em setembro, começo uma experiência de observação das oficinas do CJCC, vinculada ao meu projeto de pós-doutorado. A ideia é observar como são desenvolvidas as aulas de ciências, qual a metodologia utilizada e como se dá o aprendizado dos alunos, seu interesse e engajamento nas aulas.
O CJCC de Conquista existe há 9 anos. Foi criado em 2016. Os centros de Salvador e Senhor do Bomfim foram criados em 2013. Só na Bahia existem 8 centros desse tipo. Os conteúdos das oficinas são criados a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos interesses dos alunos. Os professores são selecionados especialmente para trabalhar lá e a carga horária é de 20h ou 40h. As aulas são ofertadas na forma de oficinas presenciais e online gratuitas e o público é composto por alunos do Ensino Médio.
Cada oficina dura 30 horas (entre 2 e 3 meses). Não há provas nem avaliações, mas o importante é a frequência de 75%. Cada aluno pode fazer até três oficinas e cada oficina acontece uma vez por semana. Os alunos possuem autonomia na criação e na autoria dos projetos que no final criam produtos.
Além das oficinas, o CJCC possui uma incubadora de projetos onde os mesmos podem ficar em construção por um ano ou mais. Vários projetos estão catalogados no Repositório de Objetos de Aprendizagem no site. Em 2023, eles receberam o selo de Escola Associada da Unesco. Isso significa que a escola passa a integrar a Rede de Escolas Associadas da UNESCO (ASPnet), criada em 1953, que reúne mais de 11.500 instituições em 182 países. Essas escolas se comprometem com os princípios da UNESCO e atuam como laboratórios de inovação educacional.
São várias as oficinas oferecidas em setembro e gostaria de poder fazer todas !

Para saber mais sobre os Centros Juvenis de Ciência e Cultura na Bahia, clique nos links abaixo:




Comentários